Sandra Correia

30-05-2012 15:06


 

Nascida no seio de uma família de tradição corticeira, Sandra Correia desde sempre se dedicou ao sector, assumindo, inicialmente, a gestão dos departamentos de vendas, fornecedores, qualidade e produção da empresa familiar, a Novacortiça, SA.
Em 2002, a convite da Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias para representar o país na Feira Internacional de Mulheres Empresárias, em Almeria, no sul de Espanha, apresentou um conjunto de novos artigos. O sucesso do guarda-chuva de cortiça tornou-o figura central da nova marca, criada em 2003.
Aos 40 anos, Sandra Correia é empresária com um currículo académico considerável e uma carreira de negócios que promete. Licenciada em 'Comunicação Empresarial' pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial em Lisboa, é Mestre em Ciências Económicas pela Universidade de Huelva. Na Universidade Católica obteve o Grau de Executivo em Empreendedorismo e Inovação e está agora a concluir o doutoramento em Ciências Económicas na Universidade de Huelva.

"Fazer da cortiça um material moderno e um produto na moda" foi o objectivo que a levou a criar a sua própria marca. O sucesso tem sido tal que foi distinguida com troféus vários, designadamente o "Prémio Desafio 2010", pela grupo Investe, de "Empreendedor do Ano 2009", pelo grupo Lena, e de "Empresário do Ano 2007" pela Associação Nacional de Jovens Empresários.
Transformar a aparência tradicional da cortiça numa colecção de objectos "sofisticados e contemporâneos" é o desafio da Pelcor, que desenvolve acessórios para moda, escritório e casa "únicos, eco-friendly e inovadores". O seu objectivo final é o de criar "sustentabilidade para o sobreiro, promovendo um futuro melhor para o universo".
A Lisboa Fashion Week e Luís Buchinho são apenas alguns dos nomes com que desenvolve parcerias. É convidada frequentemente para partilhar a sua experiência de empreendedorismo em conferências internacionais, assumindo-se como uma "embaixadora para as empresas portuguesas e para a indústria de cortiça".
 

 

 

Educação e Formação

2011 – A concluir o Doutoramento em “Ciências Económicas” pela Universidade de Huelva.

2005 – Grau de Executivo no “Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação” pela Universidade Católica, Lisboa

1999 – Mestre em “Ciências Económicas” pela Universidade de Huelva, Espanha

1995 – Licenciatura em “Comunicação Empresarial” pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), Lisboa

 

 

Experiência Profissional

 

2011 – Novacortiça S.A. - Pelcor® - Produção de acessórios de moda, produtos design e gifts  em pele de cortiça sob a marca Pelcor®. CEO da marca Pelcor®.

2003 - 2011 – Corkfashion, Lda - Pelcor® - Produção de acessórios de moda, brindes para empresas e produtos de decoração em pele de cortiça sob a marca Pelcor®. CEO da marca Pelcor®.

2000 – 2003 - Novacortiça S.A. – Produção Industrial de Discos de Cortiça natural para Rolhas de Champanhe – Gestão de toda a produção, desde Fornecedores, produção, qualidade e vendas.

 1995-2000 - Novacortiça S.A. – Produção Industrial de Discos de Cortiça natural para Rolhas de ChampanheCriação e implementação do Systecode (sistema de controlo de qualidade da indústria da cortiça), certificada desde 1998 até hoje, pela CELiège (França).

 

Prémios

2010 – Vendedora do Prémio Desafio pelo Grupo Invest, Revista “Invest”

2009 – Vencedora do Prémio de Empreendedorismo do Ano pelo Grupo Lena, Semanário “O Algarve”

2009 – Diploma de admissão na rede COTEC pela Presidência da República Portuguesa

2007 – Empresário do Ano pela ANJE (Associação Portuguesa de Jovens Empresários)

2006 – Empresário Jovem pela UALG (Universidade do Algarve)

2004 – Vencedor do Prémio de Inovação pela Comunidade de São Brás de Alportel.

 

Conferências

2011 – Conferência “Como criar valor com a Internacionalização”, pela SBI Consulting e Associação Comercial de Lisboa, participação como Oradora.

2011 – XII Congresso Internacional de Marketing “Os novos Heróis do MKT”, pela APPM (Associação Portuguesa de Marketing), participação como Oradora.

2011 - Conferência Internacional de Empresários pela UALG (Universidade do Algarve), participação como Oradora.

2010 – Conferência “ Generadora 2010” – II Conferência Internacional de Empresas de Mujeres, Granada, pelo Instituto Andaluz de la Mujer, participação como oradora em representação de Portugal.

2010 – Conferência “Congresso Internacional de Mulheres Empresárias – CIME”, sobre Internacionalização, pela APME, participação como oradora.

2009 – Conferência “Portugal Global” sobre o mercado UAE, pela AICEP/AIP, participação como oradora.

2009 – Projecto Cliente, “Como Implementar uma Estratégia de Marketing para a Pelcor (CorkFashion) nos EUA”, na Global Village by Lehigh University, Pensylvania, EUA

2009 – Conferência Executiva para Empresários na Global Village by Lehigh University, Pensylvania, EUA, participação como Oradora

2009 – Conferência Internacional de Empresários pela UALG (Universidade do Algarve), participação como Oradora

 2008 – Conferência do MIT sobre Inovação pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa), participação como Oradora

2008 – Empreendedorismo Feminino pelo Governo Português, participação como Oradora

2008 – Inovação Feminina e Empreendedorismo pelo CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) Governo Português, participação como Oradora

Outras Conferências em Portugal e Espanha.

 

Informação Adicional

2010 – RTP1 “Jornal da noite” – Pelcor produz as ofertas para a Cimeira da NATO.

2010 – Canal ARTE, Alemanha, “ O seu dia-a-dia” como Empresária, representou Portugal neste programa a nível Europeu.

2010 – RTP 1 “Jornal da noite” – Pelcor no MoMA em NYC.

2010 – Participação no programa da SIC “Vida Nova” e entrevistada por Fátima Lopes.

2009 – Capa da Revista “invest” (revista de negócios, política e desenvolvimento económico e regional)

2009 – TVI Reportagem Sandra Correia

2009 – RTP Programa “Em Reportagem” sobre a Pelcor® e Sandra Correia

2008 – TVI Reportagem sobre Sandra Correia

2008 – RTP 2 Programa “Iniciativa” sobre a Pelcor® e Sandra Correia

2007 – Participação em vários programas televisivos

2006 – Participação em vários programas televisivos

2005 – Capa da Revista “Exame”

2004 – Convite para a Viagem Presidencial à Noruega pelo Dr. Jorge Sampaio, na altura Presidente da República Portuguesa.