Cláudia Goya

04-07-2012 11:41

 

 

Cláudia Goya

Directora Geral da Microsoft Portugal

 

Cláudia Goya é, desde 1 de Setembro de 2009, a Directora Geral da Microsoft em Portugal, sendo responsável por toda a actividade da subsidiária 

portuguesa, desde a liderança das principais estratégias de negócio e desenvolvimento de mercado até às áreas de Cidadania, Relações Institucionais e Imagem Institucional. O seu principal focus é o balanceamento dos eixos estratégicos de operação da Microsoft em Portugal, tais como a satisfação dos clientes e parceiros de negócio, a integração entre as diversas divisões operacionais da empresa e o endereçamento das necessidades tecnológicas específicas dos diversos mercados.

Nesta qualidade, Cláudia Goya integra igualmente o Conselho de Gestores da Região “Western Europe” da Microsoft.

Com cerca de 15 anos de experiência comprovada na área da Gestão de Negócio, Cláudia Goya destaca-se pelo seu elevado nível de energia e entrega aos desafios, com particular apetência pela motivação de equipas e pelo desenvolvimento do negócio.

Antes de assumir a Direcção Geral da Microsoft em Portugal, Cláudia Goya era responsável pela Direcção de Negócio e Marketing da empresa em Portugal onde assumia a gestão e coordenação da actividade operacional da Microsoft, bem como a definição das estratégias de desenvolvimento de negócio e dos investimentos nas áreas de marketing.

Cláudia Goya possui uma elevada experiência nas áreas de marketing e vendas, tendo já desempenhado diversas funções em vários sectores de actividade – Energia, Telecomunicações e Indústria de Bens de Consumo - onde teve responsabilidade pela gestão de negócio em diversas geografias.

Iniciou a sua carreira na Procter & Gamble, onde ao longo de 7 anos, aprendeu a gerir grandes marcas do grande consumo tendo assumido a Direcção de Negócio a nível Ibérico da Divisão de Haircare da multi-nacional americana, o que lhe abriu as portas para a gestão além fronteiras.

Participou na start-up do operador móvel de telecomunicações Oniway com a responsabilidade pela definição do mercado residencial e da área de comunicação.

Mais recentemente, e ao longo de 5 anos na Galp Energia, foi responsável no Retalho pela rede de Estações de Serviço Galp em Portugal bem como pelo desenvolvimento a nível Ibérico do negócio de combustíveis, lojas de conveniência e restantes serviços. Ainda na petrolífera nacional, liderou o negócio dos Lubrificantes sendo responsável pela gestão integrada do mesmo desde o Laboratório de investigação e desenvolvimento de produtos, fábrica e operação logística, comercialização e gestão multi-canal com parceiros em Portugal bem como exportação e expansão para novos mercados.

Licenciada em Engenharia Física Tecnológica, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Cláudia Goya tem 37 anos, é casada e mãe de três filhos. Nasceu em Lisboa, mas ao longo da sua vida académica, viveu e estudou também na Europa e nos Estados Unidos.

O desporto é uma constante na sua vida, foi jogadora federada de voleibol durante 15 anos, praticou de forma continuada ginástica rítmico-acrobática e actualmente corre meias-maratonas. No seu tempo livre gosta de desfrutar do seu país, do qual é fã, na companhia da família.